Pedais de efeito em violão - algumas dicas


Olá.
Depois de muitos testes, de muitos barulhos, de muita dor de cabeça, digo que aprendi algumas coisas importantes sobre usar pedais de efeito (geralmente usados em guitarra) no violão, principalmente em situações ao vivo (barzinho, por exemplo).
Antes de passar para a primeira dica, é importante saber algumas coisas:

Geralmente, costuma-se usar violões ligados em linha, usando-se o preamp destes violões para equalização, inversão de fase, e até para afinar.
E a diferença básica entre estes violões e as guitarras convencionais é que a guitarra é totalmente passiva (captadores são passivos, não precisam de alimentação), ao passo que o violão tem uma pré-amplificação (e precisa de alimentação, como uma bateria). Claro que existem guitarras com captadores ativos, mas aí é outra história.

E sobre os pedais de efeito, existem basicamente os pedais buffered, os quais podemos citar os clássicos Boss, além de Ibanez, Oliver, MXR, etc, e os pedais true bypass, que são geralmente os pedais de boutique, os pedais hand made e os feitos por marcas como t.c. electronic, JHS, Nux, Fuhrmann, etc. Lembrando que essas marcas fabricam tanto pedais TBP como pedais com buffer.

Bom, sabendo tudo isso, a primeira dica é: evite usar pedais TBP no começo da cadeia de sinal do violão. Porque os pedais true bypass tem um clique no acionamento e o preamp capta este clique e gera um barulho forte.
Exemplo, se você usa um pedal afinador Polytune da t.c. (que é true bypass), não o coloque como primeiro pedal. Use antes um pedal da Boss (um chorus por exemplo). Ou então, compre um pedal afinador que NÃO seja True Bypass. Eu uso atualmente o Boss TU-3 no pedalboard de violão. Depois desse primeiro pedal, os demais podem ser tanto buffered ou true-bypass, não vai gerar este barulho chato.


Segunda dica: pedais de drive/distorção/boost
É possível sim usar pedais para distorcer o violão ou mesmo para dar um gás na hora do solo, mas é preciso entender que o violão tem geralmente o som com menos médios que a guitarra, mais graves e agudos, portanto, tem que saber escolher pedais que combinem com isso, e evitar microfonia indesejada. Para solos, uma boa dica é usar um pedal equalizador, que tanto vai servir para esculpir o som (tirar graves e agudos em excesso e também dar aumento de volume para solo).

Pedais de modulação: usar à vontade, dependendo do estilo. Se o show é só com um violão, fica complicado usar efeitos como flanger e phaser, que afetam muitas frequências e podem deixar o som do violão magro ou gordo demais. O melhor mesmo é o chorus. Eu uso um Boss CE-2 e o som orgânico deste pedal combina muito bem com o violão.

Pedais de delay e reverb
Um bom pedal de reverb pode ser ótimo para fazer baladas (imagine 'More Than Words', do Extreme), e um pedal de delay tanto ajuda num dedilhado quanto fica delicioso num solo. Em ambos efeitos, tem que se tomar cuidado com o nível do efeito, para não embolar.

Pedal de D.I. - direct box
Um pedal de direct box é ótimo para violões que só tem entrada P10, pois ao usar um D.I. você entra na mesa com um cabo balanceado, o que atenua ruídos e ainda manda um sinal bem maior. Eu uso o Behringer Ultra-G em algumas situações e a melhora é evidente.

Finalizando, existem os pedais dedicados para violão, específicos para isso, como Boss AD-8, L. R. Baggs Venue, Fishman Aura, etc. Mas não é o caso deste texto.

Na foto abaixo, um pedalboard que montei para o último show acústico que fiz: afinador Boss TU-3, um chorus Gonnelli handmade, um boost e um reverb da t.c. electronic, e o Boss RC-2 Loop (e um foot adicional pra este pedal). O chorus, o boost e o reverb são true-bypass. Os 2 Boss são buffered bypass.


Espero ter ajudado!

Comentários

Postar um comentário

Posts mais acessados