Steely Dan - Aja - 40 anos


Neste ano de 2017 completam-se 40 anos do lançamento deste seminal álbum da banda Steely Dan.

'Aja' (com pronúncia similar a 'Asia'), lançado em 23 de setembro de 1977, é uma obra prima que possui apenas 7 músicas, mas cuja gravação e escolha de arranjos e de músicos revela uma grande história. E praticamente todas as músicas deste disco estão entre os Greatest Hits do Steely Dan, sendo tocadas em quase todos os shows. Infelizmente, 2017 também marca o falecimento de Walter Becker, a metade criativa da banda. Walter Becker é quem faz o solo de guitarra da faixa 'Josie', possivelmente uma das minhas músicas prediletas.

Sobre o disco, meticulosamente, os parceiros Donald Fagen e Walter Becker testaram vários músicos para cada tema, escolhendo qual solo soaria melhor em cada música.
A produção foi de Gary Katz, e os arranjos de metais ficaram por conta de Tom Scott. As partituras da maioria das linhas foi preparada pelo fantástico guitarrista Larry Carlton, que tocou também em quase todo o disco. E a modelo que mal aparece na capa chama-se Hideki Fujii.


 Um dos orgulhos da minha coleção é ter o LP original da época, bem como a versão em CD e o DVD Classic Albuns, que mostra um pouco da história sobre o álbum.


Comentários

  1. Esse é um item de colecionador e tanto! Foi um dos primeiros álbuns da banda que eu ouvi inteiro. Não preciso dizer que virou um dos favoritos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados