sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Trocando o bloco da ponte da Stratocaster

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Como a alavanca da minha Strato quebrou, ficando parte da rosca dentro do bloco que fica embaixo da ponte da guitarra, acabei ficando um bom tempo sem este recurso, pois não tinha como colocar outra alavanca sem tirar este pedaço.

Porém, seguindo a inteligente sugestão do luthier Julio Cesar Kozikas, ao invés de tentar tirar o resto da alavanca dentro do bloco, resolvi trocar o bloco e, claro, instalar uma alavanca nova.

Escolhi o bloco da empresa Manara, feito inteiramente de aço por Carlos Manara (mais sobre o bloco e sua qualidade, leia matéria no site Loucos Por Guitarra). 

A alavanca escolhida é curta do tipo da usada por David Gilmour, também de aço.
A seguir, fotos do processo de troca do bloco.

1. Bloco e alavanca feitos pelo Carlos Manara (comprei no Mercado Livre, e recomendo):


2. O bloco novo e o bloco que veio instalado de fábrica na minha Fender:

3. Primeiro é necessário tirar as cordas:

4. Em seguida, temos que retirar os saddles (carrinhos):

5. Todos os saddles retirados (aproveitei pra fazer uma limpeza na ponte):

6. Antes de mexer na ponte, é preciso remover as molas:

7. É bom usar uma chave de fenda e um pano por cima pra evitar problemas:

8. Agora, sim, podemos retirar a ponte da guitarra:

9. Ponte removida da guitarra:

10. Depois de desparafusar a ponte do bloco, é possível ver o restinho da alavanca no furo:

11. Comparando os 2 blocos (o debaixo é o Manara inteiro de aço):

12. Parafusando a ponte no bloco (reparem que a cor dos parafusos de inox é diferente da minha ponte, dourada. Mas não vejo problema nisso, é apenas estética:

13. Depois, é hora de colocar a alavanca pra testar:

14. Parafusando de volta a ponte com o novo bloco:

15. Hora de recolocar as molas:

16. Recolocando os saddles (aproveitei e limpei os parafusos):

17. Colocando as cordas (novas, 0.10, que é o que uso):

18. E pronto! Hora de ajustar a pressão das cordas, testar e tocar!



23 de dezembro de 2016











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