Usando o Noise Supressor de maneira eficiente na guitarra

O Boss NS-2 Noise Supressor é um pedal, como o próprio diz, supressor de ruídos encontrados em sistemas de amplificação sonora.
Geralmente, quando usamos um pedal de distorção ou mesmo um pedal de drive com o ganho bem alto, ou ainda quando somamos pedais de drive e distortion (para somar ganho), o ruído proveniente dessa saturação é alto, principalmente se usamos guitarras com captadores singles coil. Mesmo guitarras com humbuckers podem fazer o amp chiar quando os drives estão em ganhos altos.
Por isso, para alguns músicos - incluindo a mim -, um pedal noise gate ou um noise supressor ajuda a manter tudo bem quieto quando não estamos tocando.
Este pedal Boss NS-2 utiliza buffers para compensar a perda de sinal natural, e acaba alterando um pouco o sinal da guitarra, influenciando até mesmo na dinâmica, caso se use os controles de modo exagerado.
Mas a perda é mínima e, em muitos casos, vale a pena lançar mão desse pedal para preservar o silêncio do sinal enquanto não estamos tocando.

Conforme mostra a foto, o pedal possui 4 jacks: input / output / send / return.
Dá para usa-lo, tal qual um pedal normal, lançando mão apenas da entrada (input) e saída (output) do pedal. Ou seja, ligando todos os pedais numa ordem só, colocando o NS-2 depois dos drives.
Mas a função mais interessante, eficiente e eficaz de extirpar os ruídos é colocar os 'pedais ruidosos' dentro do loop do pedal (send / return).
Para exemplificar, mostro no vídeo abaixo, como eu utilizo o loop deste pedal para controlar o ruído de 4 pedais (1 compressor e 3 drives/dirtortions).


Existem outras possibilidades de uso, e um vídeo também bastante interessante e didático é o do guitarrista Silas Fernandes, que demonstra e explica com exemplos sonoros:



Lembrando que estas ligações são válidas quando se liga tudo dentro do input do amplificador.
Mas é possível também usar a entrada de loop do amplificador. Neste caso, a ligação é diferente:
A guitarra entra nos pedais de afinador, wah, e daí vai para o input do NS-2. Daí, do send do pedal você faz a guitarra sair para os demais pedais e daí para o amp. A entrada return do pedal entra na entrada send do amplificador, e o return do amplificador no output do pedal NS-2.
Para entender melhor, através de ilustrações, sugiro a leitura DESTE outro blog.

Comentários

  1. Valeu man! Esclareceu minha dúvida, agora é testar e ver como fica.

    ResponderExcluir
  2. Eu queria entender como faz para ele alimentar outros cinco pedais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados