Mestres da 335


Recentemente, a empresa de guitarras Gibson publicou em seu site uma matéria elegendo os 10 principais artistas famosos por empunharem o modelo ES-335 (foto).
A tal lista:
1. Alvin Lee (Ten Years After)
2. Roy Orbison
3. B.B. King
4. Eric Johnson
5. Dave Grohl
6. Warren Haynes
7. Otis Rush
8. Chuck Berry
9. Eric Clapton
10. Larry Carlton 

É óbvio, listas servem para serem contestadas, e gerarem discussões. Ao meu ver, alguns nomes listados, apesar de famosos, não tem tanta identificação assim com a icônica Gibson 335, instrumento lançado pela empresa em 1958.

Larry Carlton: ontem e hoje. Sempre empunhando sua ES-335 sunburst

Em minha lista, Larry Carlton figuraria facilmente em PRIMEIRO lugar. Pois até hoje, salvo raras exceções e épocas, sempre tocou com uma ES-335 sunburst, e mais, extraiu dela seu timbre peculiar, próprio, fantástico. Tanto é assim que uma de suas composições mais famosas chama-se justamente 'Room 335'.
Outro guitarrista que também aprecio e fez história com a 335 é Lee Ritenour, que, infelizmente, nem consta da citada lista.

E comentando sobre alguns guitarristas listados:
Alvin Lee realmente merece o destaque, pois foi com uma 335 que incendiou o palco do festival Woodstock de 1969, tocando 'Going Home' na velocidade da luz.
Eric Clapton, todos sabem, usava instrumentos Gibson antes de adotar definitivamente a Fender Stratocaster, e é possível vê-lo com uma 335 no show Live in Hyde Park.
B.B. King sempre carregou no colo a guitarra ES-335 mundialmente conhecida como Lucille, então não é preciso dizer mais nada. E Chuck Berry praticamente inventou o rock 'n' roll com a 335 vermelha.

Enfim, para fazer jus aos meus 2 prediletos artistas que merecem serem honrados como guerreiros da 335, Larry Carlton e Lee Ritenour, posto um vídeo onde os dois tocam juntos o citado tema 'Room 335'. Ouçam com atenção os improvisos de Lee, usando mais ganho na guitarra e fazendo frases intrincadas, e depois o mestre Larry Carlton, com menos distorção, mas com timbre particular e técnica magistral que faz por merecer o título de um dos melhores guitarristas de jazz-fusion (IMHO).

Comentários

Posts mais acessados