Aniversário de David Gilmour (06/03/2012)


Uma postagem para parabenizar singelamente um dos maiores guitarristas do mundo, Sir David Jon Gilmour, que nasceu no dia 06 de março de 1946, em Cambridge, Inglaterra.


 

Sir Gilmour é um típico inglês, quieto e com ar pacífico, que transformou o Pink Floyd numa das maiores bandas do mundo. 
Era o professor do louco e genial Syd Barret, e entrou na banda em janeiro de 1968 para ajudar o pupilo lunático nas perfomances ao vivo.

Assim que Syd não mais conseguiu seguir em frente, Gilmour assumiu o controle artístico do Floyd e canalizou as letras e idéias de Roger Waters em músicas com M maiúsculo. Os anos 70 representam o que de melhor e mais grandioso o Pink Floyd criou, incluindo o masterpiece da banda, The Dark Side of the Moon (1973) . O último disco desta década foi The Wall (1979), e a partir daí, a banda foi se esfarelando devido à batalha de egos, e às insanidades de Waters, que após The Final Cut (1983), deixou a banda.




Gilmour sempre foi o melhor cantor e músico do Pink Floyd, e dava o suporte necessário às criações de Waters, até que nos anos 80, com a retirada de Waters, Gilmour tocou o Floyd com mão de ferro, impingindo um ar mais pop mas não menos brilhante aos discos do grupo.


Parabéns ao grande mestre da Black Strat David Gilmou!
Que segue com sua bela carreira solo, já tendo lançado 4 álbuns, e fazendo alguns shows, sem esquecer os solos geniais das músicas do Pink Floyd que o projetaram ao mundo.



Na sequência, mais algumas imagens:











Fonte das imagens: Devian Art.


Comentários

Posts mais acessados